Home Brasil Sisu 2016 Inscrição

Sisu 2016 Inscrição

0

Sisu 2016

Quem está interessado em ingressar em uma instituição de ensino superior, quer estar por dentro de como funcionam os programas do governo que dão “suporte” nesta etapa. Um destes programas é o Sisu.

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, informatizado e oriundo do Ministério da Educação, com o qual os estudantes podem se candidatar a vagas em universidades públicas. Para isso, o candidato precisa ter participado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior, ou seja, para que os candidatos possam fazer uso do Sisu 2016, eles devem ter prestado o ENEM 2015. E a participação em si no ENEM 2015 não garante logo de cara a participação do candidato no Sisu, pois ele também precisa ter tirado nota acima de zero na redação.

Para participar do Sisu 2016 então, o candidato precisa ter em mãos seu número de inscrição e senha do ENEM 2015. Caso o candidato tenha esquecido ou perdido estes dados, há como recuperá-los pelo site oficial do ENEM

As inscrições no Sisu são gratuitas e feitas apenas pela internet. O candidato pode escolher até duas opções de curso e fazer alterações nestas opções durante o período de inscrições. Algumas universidades têm ainda a opção de vagas reservadas ou bônus na nota do candidato. Os candidatos aceitos serão aqueles que possuírem as maiores notas no ENEM dentre os concorrentes àquelas vagas, sendo que cada universidade e cada curso tem sua forma de pesar as notas das diferentes provas do ENEM, atribuindo maior ou menor peso à determinada nota.

sisu 2016

sisu 2016

Também vale lembrar que cada curso em cada universidade poderá apresentar uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima exigida para que o candidato possa estar entre os concorrentes às vagas. Porém, estas notas de corte variam dia a dia, já que elas são calculadas de acordo com as médias das notas dos concorrentes às vagas e este cálculo é feito pelo Sisu.

Quando a primeira chamada é publicada, os candidatos selecionados deverão respeitar o prazo para fazer a sua matrícula nas universidades. Caso o candidato não for contemplado logo na primeira chamada, ele ainda poderá se candidatar à lista de espera. Após isso, ele deverá acompanhar as convocações para matrícula e, caso seja convocado, se dirigir à instituição de ensino superior para fazer a sua matrícula dentro do prazo estabelecido.

O período de inscrições para o Sisu é normalmente curto, durando cerca de 4 dias, e ocorre em janeiro, após a liberação das notas do ENEM. As inscrições são feitas pelo site oficial do Sisu, que é http://sisu.mec.gov.br/ e o candidato precisará confirmar seus dados para que o Sisu reconheça o candidato como participante do ENEM 2015. Na tela do ícone “fazer inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos e acompanhar sua posição na ‘lista de possíveis convocados’ durante todo o período de inscrições, e essa é uma grande vantagem pois permite que o candidato vá mudando suas opções de curso e universidades ao longo de todo o período de inscrições nesta mesma tela.

Nesta página da inscrição no Sisu, o candidato poderá ter acesso a todas as vagas de todos os cursos que estão participando do programa, poderá conhecer mais a respeito do curso que lhe interessa e, se for a opção desejada, basta que o candidato clique em “escolher este curso”. É simples, prático e rápido.

Como segundo passo das inscrições, o candidato deverá informar em qual modalidade ele concorrerá às vagas – tradicional ou cotas, por exemplo. E por fim, ele só precisará confirmar os dados referentes às escolhas que fez e ficar atento aos documentos exigidos para a matrícula naquele curso escolhido, e aí sim, a inscrição poderá ser concluída.

ENEM 2015 – SiSU

Sisu — A nota obtida pelo estudante no Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em 115 instituições públicas, e também do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

O Enem é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Site do SISU: http://sisu.mec.gov.br/

Como se inscrever? – Sisu – Sistema de Seleção Unificada

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here