Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Umbuzeiros morrem com a seca e safra do umbu é afetada no Sertão de PE
Notícias

Umbuzeiros morrem com a seca e safra do umbu é afetada no Sertão de PE

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues09/01/2017Nenhum comentário Leitura 2 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Um dos símbolos de resistência à seca é o umbuzeiro. Entretanto, em decorrência da longa estiagem no Sertão pernambucano, as árvores estão morrendo e as que sobrevivem, não conseguem dar frutos. Com isso, está cada vez mais difícil encontrar o umbu e sobreviver da renda dessa cultura.

Essa deveria ser a época da safra do umbu, mas as árvores não estão dando o fruto, uma preocupação para quem depende da cultura para sobreviver. “Eu fazia o picolé, a polpa e a umbuzada, mas infelizmente não tô conseguindo achar mais o umbu, está muito difícil. Nessa época a gente já achava umbu e infelizmente não estou encontrando mais. Não tinha passado ainda por uma condição dessa ainda. Está difícil trabalhar com isso agora”,  revela a agricultora Edlaneide Vitor da Silva.

O umbuzeiro consegue armazenar até mil litros de água debaixo da terra, em uma estrutura chamada popularmente de batata, mas muitas estão com a reserva seca, o que causa a morte dos umbuzeiros.Um levantamento feito pela embrapa revelou que em algumas regiões do nordeste de cada quatro umbuzeiros apenas um consegue sobreviver.

Há 5 anos em sítio em Santa Maria da Boa Vista existiam cerca de 40 árvores, hoje restam 15 e algumas só começaram a florir agora. “A floração do umbuzeiro está extremamente atrasada na nossa região. A planta florindo agora, ela vai começar a frutificar no período de fevereiro, mas os frutos podem ser extremamente prejudicados pela falta de chuva que ocorreu nos últimos anos na nossa região”, explica o agrônomo e especialista em plantas da caatinga, Pedro Ximenes.

O agricultor José Expedito Almeida disse que é grande a tristeza com a morte das árvores. “Eu me sinto muito triste e até mesmo porque se a gente vê que é uma árvore que é típica da caatinga e que é resistente está morrendo, imagine para nós, ser humano, futuramente, se Deus não mandar a chuva. Como será a nossa situação? Se ela que é resistente está morrendo, imagine nós, ser humanos, como ficará no futuro?” questiona. (G1)

afetada morrem safra seca Sertão de PE umbu umbuzeiros
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Mega-Sena acumula para R$ 82 milhões; confira os números sorteados

02/10/2026

PS 2027: Campus Ouricuri oferece 244 vagas em cursos técnicos gratuitos

02/10/2026

Lula troca debate da Globo por entrevista ao Flow nesta quinta-feira

02/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

Ouricuri recebeu mais de R$ 69 milhões do Fundeb em 2025; veja valores detalhados

27/02/202618 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.