Alerta sobre desaparecimento de avião da EgyptAir no Twitter da companhia aérea (Foto: Reprodução / Twitter da EgyptAir)
Famílias de passageiros que estavam no voo da EgyptAir buscam informações no aeroporto do Cairo (Foto: Khaled Desouki / AFP Photo)
Um avião da EgyptAir, com 66 pessoas a bordo, desapareceu do radar durante voo entre Paris, na França, e Cairo, no Egito, informou a companhia aérea nesta quarta-feira (18) no “Twitter” e no “Facebook”.
Segundo a EgyptAir, o Airbus do voo MS804 partiu do aeroporto Charles de Gaulle nesta quarta às 23h09 (18h09 em Brasília) e deveria pousar cinco horas depois no Aeroporto Internacional doCairo, na madrugada desta quinta (19), às 3h15 (horário local).
A aeronave transportava 56 passageiros – entre eles uma criança e dois adolescentes – e 10 tripulantes – dentre eles três seguranças -, de acordo com a companhia aérea.
Segundo a EgyptAir, o voo transportava 30 egípcios, 15 franceses, além de dois iraquianos, um britânico, um belga, um kuwaitiano, um saudita, um sudanês, um chadiano, um português, um argelino e um canadense.
O último contato do piloto ocorreu com a torre de controle de Atenas, na Grécia, 10 minutos antes do desaparecimento.
No momento do sumiço, o avião voava a uma altitude de 37 mil pés (11.300 metros), estaria sobre o Mar Mediterrâneo e já no espaço aéreo egípcio. As condições do tempo eram boas, segundo metereologista da “CNN”.
A Efe especulou que a aeronave teria sido sequestrada, e, depois, disse que piloto teria emitido um pedido de socorro. A Reuters estimou que o mais provável é o avião ter caído no mar. Já a France Presse (AFP) afirmou que o voo MS804 caiu perto da ilha grega de Karpatos, ao sudeste do Mar Egeu, quando sobrevoava o espaço aéreo egípcio. Governos de França eEgito e a EgyptAir não confirmaram essas informações.
A Grécia iniciou buscas aérea e pelo mar. O Ministério da Defesa disse que autoridades também estão investigando o alerta de um capitão de um navio mercante que relatou ter visto uma “chama no céu” cerca de 130 milhas náuticas ao sul da ilha de Karpatos.
A EgyptAir informou que equipes de investigação e de resgate iniciaram a busca pelo aviãodesaparecido e que mantém contato com autoridades.
A companhia aérea informou também que o piloto do avião, cujo nome não foi divulgado ainda, tinha 6.275 horas de voo, incluindo 2.101 horas no comando de um Airbus A320. O copiloto tinha 2.766 horas de voo. A aeronave foi produzida em 2003.
O presidente de França, François Hollande, anunciou nesta quinta que falou com o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sissi, sobre o avião desaparecido. Para ele, “não se deve descartar nenhuma hipótese” sobre a causa do sumiço.


