Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » MPF pede arquivamento de investigação que apura se Lula obstruiu a Lava Jato
Política

MPF pede arquivamento de investigação que apura se Lula obstruiu a Lava Jato

Por 11/07/2017Atualizada:11/07/2017Nenhum comentário Leitura 2 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Ministério Público Federal (MPF) pediu hoje (11) à Justiça o arquivamento da investigação interna aberta para apurar a suposta tentativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de obstruir o andamento da Operação Lava Jato. O procedimento foi aberto com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

No pedido, o procurador Ivan Marx sustenta que não há provas da “existência de real tentativa de embaraço às investigações”. Para o procurador, o ex-senador teria usado o nome do ex-presidente para fechar acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Ressalte-se não se estar aqui adiantando a responsabilidade ou não do ex-presidente Lula naquele processo, mas apenas demonstrar o quanto a citação de seu nome, ainda que desprovida de provas em determinados casos, pode ter importado para o fechamento do acordo de Delcídio do Amaral, inclusive no que se refere à amplitude dos benefícios recebidos”, disse Marx.

Nos depoimentos de delação, Delcídio declarou que teria participado de uma reunião, convocada por Lula, em 2015, juntamente com os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Edison Lobão (PMDB-MA), para traçar estratégias para barrar as investigações da Lava Jato.

Ao analisar o caso, o procurador entendeu que não foram encontradas provas da suposta reunião, mesmo após a oitiva dos senadores que teriam participado dela.

“No presente caso, não havendo nenhuma corroboração para a versão apresentada pelo delator, e nem mesmo a possibilidade de buscá-la por outros meios, o arquivamento dos autos é medida que se impõe. No caso, não há que se falar na prática de crime ou de ato de improbidade”, entendeu o procurador.

O arquivamento será decidido pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília.

André Richter – Repórter da Agência Brasil

Confira também…

*Com 50 votos favoráveis, Senado aprova reforma trabalhista

*Moro pode anunciar sentença de Lula até o fim de semana

*Kaio Maniçoba assumirá secretaria de Habitação em Pernambuco

*Reforma trabalhista: saiba quando as mudanças vão te afetar

*Maia faz apelo para deputados votarem denúncia na sexta: ‘Brasil precisa tomar uma decisão’

*Além de ação contra Lula, Moro tem outras três prontas para julgar na Lava-Jato

*Penhor da Caixa movimenta R$ 7,2 bilhões no primeiro semestre deste ano

*PMDB se reunirá para decidir se fecha questão em relação à denúncia contra Temer

*Temer rebate críticos e diz que, “enquanto alguns protestam, a caravana passa”

*Cufa lança cartão pré-pago para moradores de favelas

lula obstrui lava-jato MPF arquivamento investigação obstruiu Lava Jato que apura Lula
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email

    Posts relacionados

    Lula prepara pronunciamento sobre contas públicas e manutenção de programas sociais

    05/11/2026

    Câmara de São Paulo arquiva pedido de impeachment contra Ricardo Nunes por redução de ônibus no segundo turno

    05/11/2026

    Vereadora apresenta projeto que proíbe contratação de artistas acusados de xenofobia no Recife

    04/11/2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Publicidade
    Anuncie Aqui!
    Matérias populares

    Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

    21/04/202639 Visitas

    Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

    21/08/201733 Visitas

    COFRES CHEIOS E SALAS EM CHAMAS: OURICURI RECEBE MILHÕES DO FUNDEB, MAS IGNORA REFORMAS CONTRA O CALOR

    11/10/202620 Visitas
    Categorias
    Ouricuri em Foco
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    • Brasil
    • Ouricuri
    • Pernambuco
    • Política
    © 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

    Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.