Do Causos e Causas
Giselda da Silva Andrade, acusada pela morte de Arthur Ramos Nascimento, de 2 anos, será julgada em 22 de março de 2027, às 8h30, na 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Recife.
O menino morreu em 16 de fevereiro de 2025, em Tabira, no Sertão de Pernambuco. A ré responde por homicídio qualificado, tortura e estupro de vulnerável.
Arthur estava sob os cuidados de Giselda e de Antônio Lopes Severo, conhecido como “Frajola”, desde que a mãe, Geovana Ramos, viajou a trabalho para outro estado, no fim de 2024. Era garota de programa. A investigação apontou relatos de tortura e violência sexual, além de asfixia mecânica e traumatismo craniano associados à morte.
O casal foi preso dois dias depois, na zona rural de Carnaíba. Na chegada a Tabira, uma multidão cercou a viatura e retirou Antônio, que foi linchado. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu. A atuação dos policiais durante o episódio também passou por apuração.
Giselda foi encaminhada a uma unidade prisional e denunciada pelo Ministério Público de Pernambuco em maio de 2025. A responsabilidade penal dela será examinada no júri. A acusação não equivale a uma condenação, e a ré tem direito à defesa.
As Advogadas Luciana Bispoadvogada e Isabelal Brito atuarão na assistência à acusação.
Nil Junior

