Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Bebês com microcefalia morrem no Nordeste
Notícias

Bebês com microcefalia morrem no Nordeste

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues24/11/2015Atualizada:19/12/2015Nenhum comentário Leitura 4 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Morre bebê com microcefalia no Piauí, o quinto após epidemia
Tio do bebê Victor Hugo, que morreu com microcefalia, Maria de Lourdes Lima Sousa observa o corpo do menino durante o velório – Efrém Ribeiro
TERESINA (PI) — Um bebê com microcefalia morreu no domingo, dia 22, em Teresina, capital do Piauí. Desde que a epidemia começou a ficar evidente no Nordeste, no início de outubro, esta é a quinta morte de criança que tenha nascido com a anomalia. Três outras foram registradas no Rio Grande do Norte, e uma, na Paraíba.
O bebê Victor Hugo morreu às 15h deste domingo na Maternidade Santa Fé, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. O diagnóstico de microcefalia — malformação que reduz o crânio do recém-nascido — foi confirmado pela maternidade, e os dados sobre o bebê e a mãe foram encaminhados para a Secretaria de Saúde do Piauí.

Tia do menino, a técnica de enfermagem Maria de Lourdes Leite afirmou que a mãe da criança, a estudante de Nutrição Maria Eliza Lima Sousa, de 23 anos, soube que o filho tinha microcefalia no quinto mês de gestação, após ultrassom.
— Ela fazia pré-natal, e quando fez uma ultrassonografia mais detalhada, os médicos perceberam que havia batimentos cardíacos anormais e indícios de microcefalia. A partir daí, eles passaram a acompanhar de perto sua gravidez. Um dos médicos autorizou que o parto por cesariana fosse feito na tarde deste domingo. Ela ainda estava no oitavo mês de gravidez — contou Maria de Lourdes.
MÃE TERIA TIDO CHICUNGUNHA
Segundo ela, a mãe do bebê teria contraído chicungunha, doença transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito da dengue e do vírus zika. Por enquanto, para o Ministério da Saúde, é o zika o principal suspeito de ser a causa da epidemia de microcefalias na região. Os sintomas de chicungunha e zika são muito parecidos, ambos bem mais leves do que os da dengue.
— Eu estou falando para alertar às mulheres que tiveram chicungunha, para evitarem a gravidez — ressaltou Maria de Lourdes. 
Victor Hugo seria o primeiro filho de Maria Eliza Lima Sousa e do estudante Marcondes Santos, de 23 anos.
— A mãe está bem, mas muito abalada. Ela foi informada pelos médicos sobre a morte do filho — disse Maria de Lourdes.
O corpo do menino foi velado durante a tarde e o início da noite na Capela da Maternidade Santa Fé. Ele será sepultado nesta segunda-feira, no cemitério da Vermelha, na zona Sul de Teresina.
A Secretaria de Saúde do Piauí informou que, no estado, foram confirmados 27 casos de microcefalia nos últimos três meses em três maternidades da capital.
Os técnicos da Secretaria de Saúde do estado se reunirão nesta segunda-feira para discutir os procedimentos adotados em relação aos casos de microcefalia após orientação enviada pelo Ministério da Saúde, que está apurando se duas mortes de crianças — uma em Pernambuco, e outra no Rio Grande do Norte — estão relacionadas à microcefalia.
CASOS DE MICROCEFALIA CHEGAM A 399
O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira o primeiro boletim epidemiológico sobre epidemia. Até o momento, foram notificados 399 casos da doença em recém-nascidos de sete estados da Região Nordeste.
Na próxima terça-feira, será divulgado o segundo boletim epidemiológico pelo Ministério da Saúde.
PUBLICIDADE
O maior número de casos foi registrado em Pernambuco (268), primeiro estado a identificar aumento de microcefalia em sua região e que conta com o acompanhamento de equipe do Ministério da Saúde desde o dia 22 de outubro. Em seguida, estão os estados de Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10), Ceará (9) e Bahia (8).
A Fiocruz, que participa das investigações, notificou na terça-feira que o Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz concluiu que há presença do genoma do vírus zika em amostras de líquido amniótico de duas gestantes da Paraíba cujos fetos foram diagnosticados com microcefalia, por meio de ultrassom.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que, apesar de ser um achado científico importante para o entendimento da infecção por zika em humanos, os dados atuais não permitem correlacionar inequivocamente a infecção pelo zika com a microcefalia, por falta de literatura científica sobre o assunto.
(Fonte: Oglobo)
Veja também: Homem de
Ouricuri é morto a bala em Santa Cruz
Veja mais: Homem é
esfaqueado no peito e morre em Santa Cruz nesta sexta-feira (20)
Leia: Dois são
mortos e mulher é baleada após saírem de motel
Fato: Preso
em Santa Cruz acusados de matarem homem a facadas também
Terça-feira, 24 de novembro de 2015 – Postado por Elismar
Rodrigues
Gostou do conteúdo? Compartilhe.
bebe epidemia microcefalia morre nordeste piaui quinto
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Cadê o Dinheiro da Compesa? População de Ouricuri Exige Transparência na Aplicação de Mais de R$ 10 Milhões da concessão da estatal

24/10/2026

Mais Médicos Especialistas oferece 224 vagas imediatas em nova chamada

24/10/2026

Flávio defende inocência do único acusado pela morte de Ana Clara

24/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

COFRES CHEIOS E SALAS EM CHAMAS: OURICURI RECEBE MILHÕES DO FUNDEB, MAS IGNORA REFORMAS CONTRA O CALOR

11/10/202620 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.